A indústria da comunicação movimentou, em 2010, R$116 bilhões, o que representa 3,15% do PIB daquele ano, segundo o relatório “A Indústria da Comunicação no Brasil”, que acaba de ser apresentado pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), com base em dados do IBGE.
De acordo com o levantamento, a indústria contava com 85,7 mil empresas, naquele ano, que recolheram mais de R$ 14,7 bilhões em impostos.
Em 2010, o setor de comunicação – do qual foi excluído o telemarketing, porque a publicidade teve um peso muito pequeno nesta atividade – pagou R$ 23 bilhões em salários e obrigações a 641 mil pessoas, entre sócios e empregados com carteira assinada.
Dos 12 setores analisados, a TV aberta foi a que registrou a maior receita – mais de R$ 21 bilhões. A publicidade ocupa o quarto lugar, com receitas de R$ 13,9 bilhões, mas está em segundo lugar no número de empresas – são mais de 13,8 mil.
As empresas de internet, com forte presença de publicidade - portais, websites, buscadores, hospedagem - ocupam o primeiro lugar, com 14.350 companhias, no total.
A publicidade lidera o ranking de colaboradores, com 98,1 mil, seguida pela internet, com 88,9 mil funcionários.
Na classificação do IBGE, a publicidade engloba agências, empresas de outdoor, criação de estandes, promoção de vendas, marketing direto, consultoria em publicidade, propaganda aérea e serviços de alto-falante.
Fonte Lais Prado CCSP - R$ 116 bilhões
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